segunda-feira, 16 de maio de 2016

Varrendo, espanando e lavando

casa da limpeza

Uma coisa que tem demorado para encontrarmos uma rotina é a limpeza da casa. Depois de muito sofrer com isso, e a casa ficar dias sem ver uma vassoura, começamos a entender como as coisas aqui em casa funcionam.
Como vocês sabem, amo cuidar da casa, mas Dê não liga muito.
Eu tenho o horário mais flexível, com mais tempo vago durante o dia para estar em casa e fazer alguma coisa, mas minha rotina de um ano para o outro muda muito, por conta dos novos horários da escola e novas atividades.
Entendemos que final de semana é para descansar, mas que abrimos exceção caso haja alguma tarefa pendente.
E baseado nisso e em outros elementos da nossa realidade, começamos a traçar a rotina de limpeza da nossa casa. Uma rotina real, que dialogue com as nossas necessidades e possibilidades de ação. 
Antes eu pegava listas de tarefas prontas na internet e vi que não dava certo... É porque cada um tem uma realidade. Elas são boas para dar aquela inspirada, mas a lista que funciona é a que você faz para a sua casa.
Antes eu também misturava tudo, confundia limpeza com arrumação e com organização. E também juntava várias categorias, como carro, casa, roupa, comida... Não dá. Hoje eu separo um dia para cada coisa, tipo aqui em casa quinta-feira é dia de compras e cuidar da comida (lavar e processar legumes e verduras, preparar carnes e congelar...) e sexta é o dia da limpeza com arrumação da casa e do ciclo da lavagem de roupa. É importante ver quais categorias você tem que dar conta, para depois organizar o cronograma. 

Aqui em casa já tivemos várias formas de organizar a limpeza e a arrumação, mas a que mais está funcionando para gente é a seguinte:

1. Para começar, dividimos as tarefas em:

TODO DIA
TODA SEMANA
TODO MÊS
SEMESTRAIS

Identificamos os tempo diário de cada um para as do primeiro grupo. E a gente vai batendo bola: o que um não conseguiu fazer, o outro faz, ou a gente faz junto.
Como eu tenho a sexta-feira livre, peguei para mim as tarefas do segundo grupo e do terceiro.
E as do último grupo geralmente fazemos juntos.
Um maceto que temos feito é transformar o Dia da Faxina em faxinas semanais por cômodos, assim quando limpo cada cômodo por semana elejo um para uma faxina de 1h. Se não terminar, o que faltou ficará para o outro mês, aí eu não fico tão cansada. Demoro 6 horas para minhas tarefas semanais: limpeza básica da casa e ciclo de lavagem de roupa (lavar, secar e guardar)

2. Durante um tempo a gente vai preenchendo essas listas. Algumas a gente já sabe, por experiência como lavar louça todo dia.

3. Depois a gente confronta com o real, vamos encaixando essas tarefas nos horários que temos. Por isso é importante saber quanto tempo se gasta para fazer o quê, e isso varia para cada pessoa e cada casa.

4. Depois é escrever, pôr num lugar visível e ter disciplina para cumprir. Lembre-se que o mais importante não é ter uma lista de tarefas perfeita, mas a sua casa limpa.






Um comentário:

  1. Pois é, pra mim tb foi uma coisa complicada, mas aos poucos to conseguindo me organizar muito bem!

    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário