segunda-feira, 9 de maio de 2016

Saindo em Lua de Mel - Ouro Preto

No dia seguinte à partida de nosso gatinho para o céu, entre momentos de choro, começamos a reagir. E pensamos em viajar. Precisávamos de novos ares e ficar sozinhos.
Pensa daqui, procura dali...
Começamos com opções humildes, só para sair de casa mesmo, sem muita elaboração, como Paquetá. E fomos ganhando confiança e pensando em Conservatória, depois em Miguel Pereira (para o Montanhês)... Até que chegamos a Ouro Preto.
Escolhemos data, em ir de ônibus mesmo, para aproveitar mais (o carro pode ter prender às vezes, te impedir de conhecer os cantinhos interessantes da cidade e eu não queria me cansar dirigindo).
Em 1995 estive em Ouro Preto  num passeio da escola, ia ser muito bom retornar 20 anos depois, ao lado do meu marido. Ele esteve há 5 por lá também, num passeio da faculdade, e também em Mariana. Como eu não conhecia Mariana, incluímos ela no roteiro também.
Entramos nesses sites todos sobre descontos e cotações de preços de hotéis e elegemos o Booking. No início foi meio estressando escolher um hotel, depois a gente fez um ranking e as prioridades, e fomos eliminando, até que ficamos com 3 opções. Mandamos email e só um tinha a data. E amamos esse um!
Era o Hotel Pousada Casa Grande, com seu café da manhã perfeito! Recomendo o quarto luxo, primeiro piso, peça um quarto em que a janela não seja voltada para a rua. Você acordará com uma vista linda da cidade. Ele é perto de tudo sem estar no fervo. E o melhor: não tem ladeira!
Fomos para a Rodoviária Novo Rio com minha mãe nos levando, no sábado 25 de julho de 2015. Pegamos o ônibus e chegamos na manhã de domingo. Tomamos café numa padaria, deixamos as malas no hotel e fomos para a Igreja N. Sra do Carmo, já para começarmos nossa expedição e estava acontecendo a missa. Fiquei tão feliz de conseguir participar da missa lá!
Andamos um pouco pelo centro e voltamos para o hotel, fazer o check in. Conseguimos mapas com os pontos turísticos, fizemos nosso planejamento para os 7 dias, descansamos e à noite fomos comer tutu à mineira num restaurante simples, que tem buffet de sopas na praça, e bem gostoso. E o Brasil perdia no volei masculino no Pan Americano.
Nos dias seguintes, munidos de garrafas d'água, biscoitos, tênis, mochila, biscoitos, frutas, casacos e roupas confortáveis, Ouro Preto foi nossa.
Em cada igreja que visitávamos, a gente se ajoelhava para rezar, no meio de um monte de turistas curiosos. Nos apaixonamos pela parte baixa da cidade... Aprendemos muito... Namoramos demais...

Dicas:

  • Beba água. Há muitos pontos turísticos com bebedouro e banheiro
  • Se alimente bem no café da manhã e escolha um restaurante legal para um belo jantar. Acredite no carinha que te dá papel na rua para comer crepe no Sótão! Lá é muuuuito bom!
  • Cuidado com a feirinha de pedra sabão! Depois encontramos os mesmo itens em outros lugares e mais baratos
  • Na parte baixa, suba ao atelier que vende licor de jabuticaba e converse com a senhora que vende
  • "Perca" tempo conversando com os vigias e zeladores e com todos que encontrar. O pessoal de lá é muito bacana, receptivo... Conhecemos cada figura...
  • Tenha dinheiro trocado, alguns museus e igrejas possuem taxa de contribuição e não aceitam cartão
  • Leia os textos e as explicações de cada obra, de cada museu e gaste tempo olhando para as coisas, para dar tempo delas entrarem no coração
  • Vá a biblioteca. Peguei os jornais e conheci muita coisa, inclusive a história do Morro da Forca (vá lá! Mas cuidado! hehehe) e um livro de contos e lendas da cidade, sensacional! Dê e eu rodamos tudo atrás e no final conhecemos a escritora, que nos mandou o livro pelo correio!
  • Coma no Senhora do Rosário no jantar. Vá arrumadinha para uma noite especial.
  • Coma no Conto de Réis no almoço. E coma muuuuuito! Como lá só serve almoço, deixamos para comer no último dia, depois do check out (deixamos as malas no hotel), já que não iríamos jantar pois pegaríamos o ônibus a noite.
  • Coma a coxinha do Bar Barroco. A melhor do mundooooo!!! E deixei um rabisco na parede do bar
  • Em Mariana, como um doce confeitaria da praça
  • Pare para ver os violinistas da praça, o grupo de capoeira e a congada, se tiver sorte.
  • Visite o Teatro Navegante - Companhia de Marionetes. Não vou falar por que, mas você vai se surpreender!
  • Fuja dos guias se você não estiver em grupo. Vale a pena descobrir a cidade sozinho.
  • Se prepare para andar. E muito!!! Por isso: tênis!
  • Acorde cedo se for de trem até Mariana. A fila para sentar no lado que tem as melhores vistas é grande! E qual é o lado? É o do lado oposto ao da plataforma.
  • Pegue um mapinha, faça um itinerário de ida e volta pelos pontos turísticos, se organize em relação ao horário de funcionamento. Dê e eu fomos em toooodos!!! \o/
  • Tenha um diário de viagem e guarde os tíckets, tire fotos de tudo





(Suba na torre desta igreja)

(Saguão do hotel)




(Vista do nosso quarto)






(Igreja N. Sra. do Rosário, a minha preferida)

(Uma das centenas de repúblicas da cidade. Nossa sorte é que era período de greve, a cidade estava vazia...)









(O livro de lendas de Ouro Preto)

(1.º teatro municipal do Brasil)


(Morro da forca)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário