segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Preparando os missais - Parte I


Mais do que preparar os missais, o mais maravilhoso foi preparar a missa do nosso matrimônio,
Não sei se já disse pra vocês, mas não via sentido receber o meu último sacramento sem que ele fosse celebrado com a Eucaristia. Meu Deus em alimento, minha fortaleza..., não podia ficar de fora.
Vejo muita gente fazendo a celebração do sacramento matrimônio apenas, o que leva 20 minutos, para a alegria do convidado que não vê a hora de ir para festa. Mas como eu iria ter o dia mais importante da minha vida sem meu maior alimento?
Eu também não queria que a Eucaristia fosse apenas para De e eu, queria que todo mundo participasse do banquete do Cordeiro!
Então, mesmo que a celebração do casamento ficasse longa, decidimos pela celebração dos dois sacramentos: Matrimônio e Eucaristia.
Primeiro manisfestamos nosso interesse ao pároco, que fez a nossa entrevista. Como ele deu liberação para realizar o matrimônio fora da nossa Diocese, aceitou também que fosse celebrada a Eucaristia. Também nos deu a liberação para escolher o padre.
E escolhemos dois!
Pe Marcos, amigo da minha família há anos, que me viu crescer e que era padre na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, onde começamos a namorar, foi convidado num almoço na Barra, depois de uma missa numa igreja na Península.
Pe Paulo, meu confessor e que conhece toda a família do Dê há anos, padre na paróquia de Santo Antônio (que frequentávamos quando pequenos), foi convidado quando fomos visitá-lo em sua nova paróquia em Coelho da Rocha. Ele quis logo saber de todos os elementos, desde o rito da Palavra até do Eucarístico. Deu muito pitaco! Combinamos com ele como seria a divisão das participações dele e do Pe Marcos de toda a celebração. E ele nos liberou de usarmos a liturgia do dia.
Então tratei de escolher as músicas e as leituras, assessorada por minha mãe que é teóloga, para eu não fazer besteira.
Mamy já havia comprado pra mim uma folhinha com o rito do matrimônio quando foi nas Paulinas do Centro do Rio. Baseada nela e no missal romano que ela tinha, montamos a missa.
Mostrei para o Dê e ele adorou as escolhas para as músicas e as leituras. No próximo post eu mostro.
Deu um trabalhão para fazer, para formatar as páginas de uma forma que, depois de impressas, pudessem se encaixar e ficar como um livrinho. Estraguei muita folha, faltou muita tinta, mas no final ficou lindo! A capa fiz em papel linho, furei e amarrei uma fitinha de cetim branco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário