segunda-feira, 27 de abril de 2015

Examinando a noiva



Depois da cerimônia do nosso casamento civil todos se despediram e cada um foi cuidar de suas vidas. Inclusive meu marido, que foi para o trabalho (e chegando lá ele descobriu que não precisava ter ido, mas já que foi, ficou por lá mesmo (informem-se com seus empregadores se precisarão trabalhar no dia de seus casamentos).
E eu fui com minha mãe para a consulta com minha ginecologista para meu exame Pré-nupcial.

E o que é isso?

É uma bateria de exames que os noivos devem fazer antes de se casar:
   
Para averiguar a saúde do cônjuge:
  1) Hemograma
            a) HIV
            b) VDRL (para detectar sífilis)
            c) Clamídia
            d) Hepatite
            e) Hemograma completo: anemia, contagem de plaquetas e glóbulos brancos
            f) Hormônios da tieróide
            g) Glicose
  2) Urina
  3) Parasitório de fezes

Para averiguar fertilidade:
   1) Espermograma (para os homens) e Preventivo (para as mulheres)
   2) Cariótipo (para detectar alterações cromossômicas que podem causar problemas reprodutivos)
   3) Exames pré-concepcionais
   4) Rubéola
   5) Toxoplasmose

Por que fazer?
       Muito casais já têm vida sexual ativa e outros até já moram juntos, o que faz com muita gente que isso é besteira. Mas não é MESMO! Não é só questão de controle, mas de confiança e sinal de boa fé. Muitos casam-se escondendo alguns "detalhes" de propósito, então o exame auxilia no processo de divórcio e de invalidação do matrimônio caso uma das partes se sinta lesado pela omissão.
Esse exame promove a liberdade! Se você descobre que ele terá problemas para ter filhos, você é livre para casar com ele apesar disso, por exemplo.
Esse exame também ajuda ao casal escolher qual o melhor método anticonceptivo diante das condições de saúde da mulher e também auxilia no planejamento familiar.
E outra, desde 2005 a Organização Mundial de Saúde estimula esse exame para prevenir deficiências e erradicar doenças. Ou seja, também é um ato político.

Mas, casa de ferreiro, espeto de pau... Eu esqueci que não dá para fazer um exame desses em apenas 1 semana! Poxa vida... Então peguei os pedidos e deixei para fazer depois. E Dê só foi fazer (e parte deles) 1 ano depois! O ideal é: marcou a data vá fazer o exame! Em geral tudo fica pronto de 3 a 6 meses, E como os resultados podem ter surpresas, o ideal é que eles venham com pelo menos 3 meses de antecedência. Ou seja, uma ano antes de casar, vá se examinar! Corrigindo: noivou, vá procurar seu médico.
Embaraçoso foi sair da consulta com minha mãe tentando me dar dicas de sexo.
Como faltava 1 semana para nossa tão sonhada noite de núpcias, já não havia tempo para usarmos métodos anticonceptivos, como pítlula. Então optamos pelo natural método billings: observando meu ciclo e meu corpo para que o bebê venha na hora certa. E fiquei até bem feliz com isso porque a Igreja recomenda esse método.
Depois disso, todos os anos nos condicionamos a fazer essa bateria de exames, para avaliar como está nossa saúde. E também porque estamos já nos preparando para os bebês.

(Imagem Pinterest)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário