sexta-feira, 20 de junho de 2014

Bodando - Fazendo o bolo!


Depois de uma semana de bobeira e curtindo o meu amor (a Copa também, vai), estou de volta!
Em meus últimos posts eu estava falando do que mesmo? Sim! Comida! E festa tem que ter bolo! Esse da foto é o bolo que fiz para as bodas. E é uma receita que eu criei! Amo bolos e tanto fazê-los fui testando aqui e ali e criei essa receita, que eu guardava a sete chaves, mas hoje vou compartilhar com vocês! Olha a moral! Vamos à receita:

Ingredientes
3 ovos (separados clara - gema)
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
2 xícaras de trigo
1 xícara de maisena
1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer
Bata na batedeira o açúcar, as gemas e a margarina até ficar um creme branco e fofo, Vá aumentando a velocidade aos poucos. Acrescente aos poucos o leite. Enquanto isso, unte uma forma média com manteiga e farinha e ligue o forno (de médio para baixo). 
Peneire o trigo, a maisena e o fermento e acrescente aos poucos, em colheradas, essa mistura ao creme base, e mexa delicadamente à mão.
Bata as claras em neve (eu uso a batedeira, vai bem mais rápido) e acrescente aos poucos à massa, também mexendo delicadamente, de baixo para cima (evite mexer como a gente mexe mingau).

O tempo de cozimento varia de forno para forno, pode levar 20 a 40 minutos. Coloque a forma com a massa bem no meio do forno. Se colocar manteiga demais o centro pode afundar, mas não fique com medo e ponha manteiga de menos porque ele fica bom demais com gostinho amanteigado ^^!
O segredo é deixar todos os ingredientes a temperatura ambiente antes de fazer o bolo e o creme base tem que ficar igual a um glassê.
O bolo da foto ficou alto porque eu dividi a massa, porque usei uma forma pequena.

No bolo das bodas usei mousse de chocolate branco. Mas no casamento civil da minha cunhada usei brigadeiro branco e beijinho moles, molhado com calda de coco.
A cobertura é de chantylli! Usei um litro.
Procurei na internet receita de mousse de chocolate branco e não achei... Então inventei uma! \o/. Publico no próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário