sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Organizando um casamento à distância

Destination Wedding: saiba como planejar o casamento fora da sua cidade ou país

Como vocês sabem, não moro em Petrópolis (ainda!) mas decidimos nos casar lá. Muitas meninas que me mandam emails estão nessa mesma situação, algumas moram até mais longe da cidade do que eu. E me perguntam se é loucura, capricho ou sonho impossível casar longe de casa: Não é!
Mais de 70% dos casamentos que acontecem em Petrópolis são de pessoas não residentes na cidade (ou pelo menos um dos cônjuges). Muito dessa estatística se deve a beleza da cidade e seus atrativos (como castelos) e a qualidade dos serviços com ótimo custo benefício. Mas muitas meninas irão se casar na cidade por necessidade, algumas entram em desespero porque não conhecem nada de nada e nem ninguém em Petrópolis. Por onde começar?
Tudo na vida se resume em: Definição, orçamento, organização, apoio e ação. Organizar um casamento, mesmo a distância, não seria diferente.


Esse roteiro abaixo é baseado nas minhas experiências e nas coisas que eu devia ter feito para ter mais paz e sossego:

1. Processos: Ficou noiva? Parabéns! Comece já a ver tudo para poder oficializar a união civil e religiosa na sua cidade de origem e perto de onde você mora. As pessoas que trabalham nos cartórios e nas secretarias das igrejas irão te direcionar quanto às ações referentes (se você irá precisar ir à igreja onde o casamento será realizado e o que levar). Definam as datas.

2. Logística: Decida como será a celebração e a recepção. Serão no mesmo lugar, será igreja+salão... Se você é católica, dificilmente conseguirá celebrar o matrimônio num lugar que não seja a igreja. Decida também a quantidade de pessoas, horário e o tipo da recepção (coquetel, brunch, jantar...)

3. Orçamento: Defina até quanto dinheiro será investido e acrescentem uns 20 % na conta. Pronto: esse deverá ser o valor que provavelmente irão gastar com tudo (incluindo as visitar à cidade).

4. Checklist e agenda: Liste tudo, tudo mesmo, que vocês querem no casamento e priorizem. Aqui no blog tem algumas dicas sobre isso, dá uma olhada. E construa a sua agenda; não se esqueça que é um projeto e você precisará de tempo para se dedicar a ele. Anote as datas para realizar cada tarefa, desde o curso de noivos até comprar os lacinhos do bem-casados. Isso irá salvar sua vida!

5. Pesquisa e Planílias: Façam pesquisa sobre todos os itens do checklist, principalmente os serviços básicos, anotando os fornecedores e contatos. Eu usei a internet e as revistas para essa pesquisa. Organizem tudo em planílias e ainda coloquem nas planílias espaços para os orçamentos e as opiniões, adquiridos depois que você começar a conversar com os fornecedores.

6. Assessoria: Uma das coisas que mais me arrependo é não ter contratado uma assessoria completa. No começo parece fácil, mas depois a gente pira e chega doente ao altar. Para quem vai casar longe é fundamental! Se você tiver alguém que more na cidade para te assessorar, ok. Mas, por experiência própria: não coloque responsabilidades para ninguém em quem realmente você possa confiar. Eu contei com X e Y e me ferrei na última hora. A maior parte das pessoas quer estar linda no dia do seu casamento e se preocupam só com elas mesmas. Pra elas, se você começa a pedir muita ajuda, passa atestado de chata. Pronto, falei! Então, mesmo que pareça caro, contrate uma assessoria, ela vai te direcionar quanto aos outros fornecedores porque conhece as pessoas da cidade, sabe um poucos de seus orçamentos e vai te colocar em contato com aqueles que mais se parecem contigo e com o que você quer.

7. Reservas e Contratos: Faça as reservas das datas nos lugares onde serão realizados a cerimônia e a recepção. E comece a colocar em prática seu check list e sua agenda: contrate os serviços básicos, depois os de 1.ª ordem e só depois os de 2.ª ordem. Guarde todos os contratos em pastas e leia-os muito bem.

8. Ações extras: Não se esqueçam que é preciso pensar nos deslocamentos, inclusive dos convidados. Mapas, meios de transporte, estacionamentos, tempo de deslocamento... Pense também nas acomodações. Organize os transportes dos materiais, como seu vestido de noiva (se não for feito na cidade do casamento). Uma dica que dou é estar na cidade, pelo menos, 24 horas antes do casamento. Isso ajuda a desestressar e a entrar no clima.

E boa sorte! Depois me conta como foi sua organização!




(Não lembro de onde tirei as imagens. Se alguém souber suas origens, me fale por favor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário