sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Lidando com a família

Intromissão dos sogros, aprenda como lidar com a situação

E 2013 começou com... briga.
Minha família extensa (mãe, irmão...), do seu jeito, quer interferir na minha nova família nuclear (eu e meu marido). Eu não me aguento e quero interferir na família extensa do Dê.
Como se resolve isso?

Na falta de um padre ou outra pessoa que possa me aconselhar, fui procurar no google.

E aí encontrei dois textos maravilhosos:

http://casaisnaplenitude.com.br/page_37.html

http://www.melhoramiga.com.br/2013/01/intromissao-dos-sogros-aprenda-como-lidar-com-a-situacao/

E peguei para mim algumas coisas das que li nos textos acima:

"Quando visitarem os vossos parentes, tornem as visitas razoavelmente curtas"
Depois que casei combinei com meu marido de visitar sua mãe, em Minas, pelo menos 1 vez por mês. Tenho então um problema com isso: amo visitar minha sogra, mas às vezes acho que devo ficar uns dois meses ou mais sem visitá-la... É porque ela tem seus problemas, eu quero ajudá-la, ela os divide comigo e pronto: os problemas passam a ser meus. Eu começo a me doer com eles. E como eu não tenho poder de ação, insisto com meu marido para que ele ajude a mãe a resolvê-los. Só que meu marido não quer se meter. Algumas vezes até brigamos. E como fico? Deixo minha sogra sofrendo sozinha, o que não acho justo? Continuo a insistir com meu marido para que ele se posicione? Ai, ai...

"Discutam as faltas do vosso cônjuge só com ele e não com as vossas famílias"
Essa é boa. Vira e mexe me vejo reclamando de pequenas coisas do Dê com minha mãe. É que mãe serve pra isso, pra gente poder desabafar. Minha experiência de vida me ensinou que a gente não deve nunca, NUNCA, falar no nosso marido, nem bem nem mal para amiga nenhuma. Minha mãe perdeu o marido assim. Mas será que tenho esse direito, de ficar falando do meu marido para minha mãe? Tenho medo de sofrer sozinha com alguma coisa que ela poderia me ajudar se eu falasse, e dessa coisa virar uma bola de neve; tenho medo de envenenar o olhar da minha mãe contra meu marido (porque mãe faz isso, pita de feio todo mundo que faz algo estranho contra o filho)... Tenho amiga que o marido fazia coisas ruins e ficava calada. Depois se separou e os pais nem sabiam que as coisas não iam bem para poder aconselhar...

"A Bíblia diz que quando o homem e mulher se casam, devem deixar pai e mãe e se tornarem uma só carne, ou seja, uma nova família"
Meu irmão nesse final de semana criticou a minha postura de ser tão unida ao meu marido. Não faço nada sem ele ou que ele não possa participar de alguma maneira. Conto tudo pra ele. E ele também é assim comigo. Somos parte um do outro. Tudo o que é meu é dele e vice-versa. Estou casada, atrelada, colada, remendada a ele. Não estou com ele, sou dele. Somos um do outro. Mas meu irmão acha que isso é exagero, que estou bilolada, que isso é dependência, que isso e aquilo e que marido é companheiro de vida e não parte do corpo. E aí fico me sentindo um pouco idiota. Mas será que sou mesmo? Estou tentado seguir o que diz a Bíblia, mas de forma sábia...
No texto do blog "Casais em plenitude" diz que esse versículo inclui 3 aspectos no verbo "deixar": o financeiro (que graças a Deus estamos caminhando seguros para isso), o emocional (que é o mais difícil para mim, já que sou tão guiada ainda pelo o que meu irmão e minha mãe dizem) e o geográfico (o mais difícil no momento, já que estamos morando de frente para casa de mamy e dependemos de telefone e até de fogão. E ela não aceita que eu, estando de férias, não passe um dia sem ficar na casa dela).

Acho que vou ficar meditando sobre o que diz no final do texto:
"Tenha uma postura firme e ao mesmo tempo amorosa. Nunca deixe de honrar pai e mãe, mas nunca permita intromissões."



(Imagem extraída de  http://www.melhoramiga.com.br/2013/01/intromissao-dos-sogros-aprenda-como-lidar-com-a-situacao/, que ilustra um dos textos citados neste post)

Um comentário:

  1. Essa é uma situação bem complicada não é mesmo? Mas tente conversar com eles para ver se conseguem resolver ou amenizar a situação!

    Brigar só dificulta as coisas! Infelizmente!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário