sábado, 24 de setembro de 2011

Me inscrevendo no Encontro de noivos




          Antes de qualquer coisa, desculpem os erros de portugues, às vezes eles passam sem querer. E peço licença poética para usar o "me" antes do verbo, no início das frases. A gente fala assim e não quero que fique formal demais escrever, por exemplo, "Inscrevendo-me...).

          Há um tempo atrás perguntei pro Dê onde iríamos fazer o curso de noivos, já que moramos numa paróquia mas frequentávamos outra. Decidimos por aquela que frequentamos, eu achei que não tinha sentido frequentar uma paróquia e fazer curso em outra e, afinal, eu conhecia quase todo mundo da Pastoral Familiar da Nossa Senhora de Fátima.
          Minha mãe, que às vezes fica mais ansiosa que eu, começou a me perguntar quando eu iria ver as questões "burocráticas" do casamento, aquelas que realmente são indispensáveis senão eu não caso. E fiquei de ligar para uma amiga da família, que era da Pastoral Familiar, para perguntar do curso, papeladas e tal, só que é tanta coisa pra fazer que acabei esquecendo. Minha mãe ligou pra ela e eis que, no início deste mês,  me diz o seguinte:
          _Filha, liguei pra Cecília e ela disse que você tem que ver logo o curso de noivos, porque a Diocese está pensando em passar o curso de um final de semana para seis meses. Este ano só terá mais um curso, se você deixar pro ano que vem não vai dar tempo... 
          E fiquei tensa.
          Primeiro porque se eu não fizer esse curso agora eu não caso na data marcada e depois porque pensei um palavrão, seguido pela frase "Agora já era, vou casar mesmo". O compromisso bateu na porta e falou sério comigo. É muito gostoso brincar de noivinha, escolher vestidinho, florzinha, musiquinha, mas quando coisas assim acontecem a gente tem que lembrar que casar não é brincadeira de menina que ainda finge ser princesa. Casar é coisa séria... E o curso de noivos é um dos momentos em que a gente tem que responder, como uma pessoa adulta e responsável por suas próprias escolhas, por que a gente quer casar, por que se escolheu aquela pessoa. Muitos casamentos deixam de acontecer depois das questões levantadas no curso.
Lógico, tem gente que mente ou nem pensa direito, sai respondendo o que o padre quer ouvir só porque já gastou um dinheirão com decoração e se apaixonou pelo vestido. Mas enfim...
          Bateu um desespero: e se as minhas respostas não forem boas? Coisa de cdf que quer tirar dez na prova. só que depois eu pensei que não é por aí, que tenho que deixar meu coração falar e não me preocupar.
          Curso de noivos (que depois de me inscrever vi que eu falava errado, é Encontro de Noivos) é besteira e perda de tempo pra muita gente. Não é. Ele é a preparação espiritual para se consumar um sacramento de serviço. O católico (que é católico) precisa daquelas informações e da preparação espiritual, e acho mesmo que um final de semana é pouco pra isso. Adorei a ideia dos seis meses mas no meu caso fica inviável... Acho que vou frequentar com o Dê esse Encontro reformulado mesmo depois de casada. Também acho que vou comprar os DVDs da Canção Nova sobre família e vou ler mais a respeito nos livros que a Igreja publica, como as cartas do Vaticano, da CNBB... Acho que já li revista de noivas demais. Também acho que vou cuidar mais da minha parte espiritual, não vou mais faltar missa dia de domingo e fazer o sacramento da confissão com mais frequência. É, vou virar uma noiva em estado de oração!
          Mas voltando ao assunto do post... No dia seguinte a conversa com minha mãe, (15 de setembro passado) fui em Fátima. Na secretaria encontrei algumas pessoas que não vou convidar pro casamento e é lógico que elas estavam querendo saber se eu ia me inscrever no Encontro. Disfarcei até elas irem embora. Falei com a secretária, que torceu o nariz:
          _Mas você está morando em Petrópolis?
          _Não
          _O seu noivo é de Petrópolis?
          _Não, ele mora perto de mim.
          _Não tem Encontro de noivos na paróquia perto do seu endereço?
         _É que eu conheço a pastoral familiar daqui. É essa a paróquia que frequento (ou pelo menos era, agora vou a missa, realmente, perto de onde moro...)
          _Mas você já marcou a data na igreja, não precisou levar nada? Nenhum documento que autorize alguém de outra diocese a casar lá?
          _Não
          _Tem certeza? - e me olhou com aquela cara de quem está querendo pegar alguém na mentira. Mas que saco, lógico que eu não estava mentindo! E eu tinha mesmo que ficar dando satisfação pra ela?
          _Eu só tenho que, além dos documentos e do certificado do curso de noivos...
          _Encontro - me interrompeu.
          _Além do certificado do Encontro de noivos, tenho que levar uma carta do padre.
          Finalmente ela fez minha inscrição, paguei metade só porque eu não tinha o resto mesmo e fiquei de pagar o resto quando eu levar a carta do padre (porque minha boca é grande, eu não devia nada ter falado disso! Essa carta é aquela que libera o padre de Petrópolis de realizar meu casamento porque vou levar um padre comigo pra isso. Mas não! Eu tinha que abrir minha boca e a mulher agora acha que é uma carta autorizando meu casamento em outra diocese e coisa do tipo, o que, na verdade, nem preciso). Peguei o recibo, as datas e pronto. Liguei pro Dê e contei a novidade.
          Fiquei tão pilhada por isso tudo que vou fazer a vocês a proposta para uma campanha: vamos orar por nossos casamentos! Cada uma ore pelo seu e pelos de todas as noivinhas do mundo para que ele seja perfeito aos olhos de Deus e fruto de Sua Graça, para que seja um momento de Graça para todos os que forem testemunhas do enlace e que as famílias geradas sejam árvores do Amor de Deus.


Noivinhas queridas que são católicas: CORRAM PARA UMA PARÓQUIA! Se inscrevam no encontro de  noivos deste ano porque as vagas são limitadas e no ano que vem vai mudar pra seis meses! Quem casa no 1.º semestre vai ter que adiar se não tiver o certificado! Não sei se isso é alarmismo e engloba todo o Estado do Rio, ou se engloba também todo o Brasil, mas não custa nada ir na secretaria da igreja se informar. Depois me contem, por favor, o que descobrirem!



(Imagem extraída de http://pastoralfamiliarrj.blogspot.com. Visitem, noivas católicas do Rio! Noivinhas católicas do Brasil e do mundo, pesquisem os sites de suas dioceses e se informem! Noivinhas de outras religiões e que irão se casar na cerimônia da fé que professam, se informem e conversem com os líderes espirituais para que esse passo na vida de vocês seja dado com verdade, segurança e amor.)

2 comentários:

  1. Ai... já fiz meu Encontro de Noivos e amei amei!!! Muito bom mesmo!! E também me caso numa Igreja Nossa Senhora de Fátima!!!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Nosso encontro de noivos foi ótimo. Engraçado que realmente tudo que se conversa no curso se debate em casa. É mesmo um momento de "start" de espiritualidade neste mar de tantas coisas secundárias que a gente coloca lá em cima.
    A oração me ajudou muito nas últimas semanas antes e nas primeiras depois do casamento.

    Rezem, rezem, separados, juntos, sempre. E sejam felizes!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário